Hora Agro

Notícias Sobre o Agronegócio

IFAT Brasil 2025

IFAT – Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos está localizada na São Paulo Expo, Rod. dos Imigrantes km 1,5 – Água Funda, São Paulo SP entre os dias 25 e 27 de junho de 2025.

A Feira será o epicentro de soluções que inovam na água, saneamento, resíduos e recuperação energética, num conglomerado de especialistas, empresas e tomadores de decisão na apresentação de tecnologias que promovem e revolucionam conexões no setor estratégico.

Nestes três dias será enriquecedor a exposição de stands e apresentação de painéis numa gama de temas relacionados a sustentabilidade, meio ambiente, descarbonização, ESG com uma programação diversificada de conteúdos no âmbito político nacional e internacional, nas pesquisas de universidades, parcerias com órgãos públicos e privados e mecanismos que venham beneficiar áreas urbanas e rurais.

Quanto aos Painéis em especial gostaria de citar ambos no Orange Stage – quarta-feira, 25 de junho de 2025, nesta sequência de temas:

ABREMA e o encerramento global de lixões, com os palestrantes e respectivas abordagens:

  • Pedro Maranhão / Presidente ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente), Modernização da Limpeza Urbana;
  • Fabrício Cobra Arbex / Secretário Municipal das Subprefeituras (Prefeitura Municipal de São Paulo), Limpeza Urbana no Município de São Paulo;
  • Wladimir Antônio Ribeiro / Advogado e Sócio (Escritório Manesco), Sustentabilidade Econômico-Financeira dos Serviços e
  • Luciano Furtado Loubet / Presidente ABRAMPA (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público), A Atuação do Ministério Público para o avanço dos serviços de resíduos.

Pedro Maranhão – ABREMA, salientou quanto a importância de políticas públicas na implantação de uma “Cosipa Ambiental” que tramita no Congresso Nacional, onde faz menção a regulamentação ambiental.

Hidrogênio Verde & Agroindústria: Resíduos como Fonte de Inovação Sustentável, com as seguintes abordagens e respectivos palestrantes:

Painel I: Experiências em Valorização de Resíduos Agropecuário em Produtos Derivados de Hidrogênio e

Painel II: Desafios e Oportunidades no uso de Resíduos como Fonte de Carbono Biogênico

  • Loana von Gaevernitz Lima / Diretora Executiva Adjunta / Representante do Estado de Baden-Wüttemberg no Brasil (AHK Brasil);
  • Marcos Oliveira – (Giz) e Representante (Mele);
  • Alysson Camargo / Gerente de Novas Tecnologias (Geo Bio gas&carbon);
  • Glaucia Vieira / Fundadora/Startup (GreenEnergy Soluções Sustentáveis);
  • Nathalia Everdosa / COO H2Brasil e CCO INM (INM b.v.)

Marcos Oliveira – Giz, Toledo PR, irá sediar uma nova usina de biogás que também será a primeira central de saneamento rural do Brasil, denominada Programa Oeste Sustentável, ou ainda Green Fuels Paraná, um empreendimento da Mele, empresa alemã que promete potencializar a transformação de dejetos da suinocultura em energia, biocombustível e fertilizantes. O tratamento correto dos dejetos nas usinas tem o potencial de evitar 2 milhões de toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 2,7% as emissões do Paraná e 0,5% de tudo que é emitido pelo Brasil anualmente. A iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado por meio de diversos órgãos, em especial a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Fazenda, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Instituto Água e Terra e Invest Paraná, no intuito de aliar o desenvolvimento social dos pequenos produtores à práticas mais sustentáveis.

Contudo, o Congresso Internacional da IFAT Brasil 2025 vem expor esta engrenagem sistêmica com práticas sustentáveis que são realidade em diversas cadeias produtivas, onde tecnologias do meio ambiente e agricultura de precisão, rastreabilidade, biotecnologia e conservação do solo estão ajudando a produzir mais, com menos impacto ambiental, sendo assim, um meio indelével nos dias atuais tanto no campo quanto nas cidades.

Pedro Maranhão

Presidente ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente)

Luciano Furtado Loubet

Presidente ABRAMPA (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente)

Fabrício Cobra Arbex

Secretário Municipal das Subprefeituras (Prefeitura Municipal de São Paulo)

Próximo Post

Anterior Post

Responder

© 2025 Hora Agro

Customização ReBit