
IFAT – Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos está localizada na São Paulo Expo, Rod. dos Imigrantes km 1,5 – Água Funda, São Paulo SP entre os dias 25 e 27 de junho de 2025.
A Feira será o epicentro de soluções que inovam na água, saneamento, resíduos e recuperação energética, num conglomerado de especialistas, empresas e tomadores de decisão na apresentação de tecnologias que promovem e revolucionam conexões no setor estratégico.
Nestes três dias será enriquecedor a exposição de stands e apresentação de painéis numa gama de temas relacionados a sustentabilidade, meio ambiente, descarbonização, ESG com uma programação diversificada de conteúdos no âmbito político nacional e internacional, nas pesquisas de universidades, parcerias com órgãos públicos e privados e mecanismos que venham beneficiar áreas urbanas e rurais.
Quanto aos Painéis em especial gostaria de citar ambos no Orange Stage – quarta-feira, 25 de junho de 2025, nesta sequência de temas:
ABREMA e o encerramento global de lixões, com os palestrantes e respectivas abordagens:
- Pedro Maranhão / Presidente ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente), Modernização da Limpeza Urbana;
- Fabrício Cobra Arbex / Secretário Municipal das Subprefeituras (Prefeitura Municipal de São Paulo), Limpeza Urbana no Município de São Paulo;
- Wladimir Antônio Ribeiro / Advogado e Sócio (Escritório Manesco), Sustentabilidade Econômico-Financeira dos Serviços e
- Luciano Furtado Loubet / Presidente ABRAMPA (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público), A Atuação do Ministério Público para o avanço dos serviços de resíduos.
Pedro Maranhão – ABREMA, salientou quanto a importância de políticas públicas na implantação de uma “Cosipa Ambiental” que tramita no Congresso Nacional, onde faz menção a regulamentação ambiental.
Hidrogênio Verde & Agroindústria: Resíduos como Fonte de Inovação Sustentável, com as seguintes abordagens e respectivos palestrantes:
Painel I: Experiências em Valorização de Resíduos Agropecuário em Produtos Derivados de Hidrogênio e
Painel II: Desafios e Oportunidades no uso de Resíduos como Fonte de Carbono Biogênico
- Loana von Gaevernitz Lima / Diretora Executiva Adjunta / Representante do Estado de Baden-Wüttemberg no Brasil (AHK Brasil);
- Marcos Oliveira – (Giz) e Representante (Mele);
- Alysson Camargo / Gerente de Novas Tecnologias (Geo Bio gas&carbon);
- Glaucia Vieira / Fundadora/Startup (GreenEnergy Soluções Sustentáveis);
- Nathalia Everdosa / COO H2Brasil e CCO INM (INM b.v.)
Marcos Oliveira – Giz, Toledo PR, irá sediar uma nova usina de biogás que também será a primeira central de saneamento rural do Brasil, denominada Programa Oeste Sustentável, ou ainda Green Fuels Paraná, um empreendimento da Mele, empresa alemã que promete potencializar a transformação de dejetos da suinocultura em energia, biocombustível e fertilizantes. O tratamento correto dos dejetos nas usinas tem o potencial de evitar 2 milhões de toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 2,7% as emissões do Paraná e 0,5% de tudo que é emitido pelo Brasil anualmente. A iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado por meio de diversos órgãos, em especial a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Fazenda, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Instituto Água e Terra e Invest Paraná, no intuito de aliar o desenvolvimento social dos pequenos produtores à práticas mais sustentáveis.
Contudo, o Congresso Internacional da IFAT Brasil 2025 vem expor esta engrenagem sistêmica com práticas sustentáveis que são realidade em diversas cadeias produtivas, onde tecnologias do meio ambiente e agricultura de precisão, rastreabilidade, biotecnologia e conservação do solo estão ajudando a produzir mais, com menos impacto ambiental, sendo assim, um meio indelével nos dias atuais tanto no campo quanto nas cidades.




























Pedro Maranhão
Presidente ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente)
Luciano Furtado Loubet
Presidente ABRAMPA (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente)
Fabrício Cobra Arbex
Secretário Municipal das Subprefeituras (Prefeitura Municipal de São Paulo)