
UFSCar – (Universidade Federal de São Carlos), promoveu entre os dias 04 e 07 de novembro de 2025, Campus Sorocaba, RESTAURA+ I Simpósio de Tecnologias e Práticas de Restauração Ecológica, no Auditório do ATLab (Aulas Teóricas e Laboratoriais), na Rodovia João Leme dos Santos – SP-264, Km 110 – Bairro do Itinga, Sorocaba/SP.
O Simpósio teve como objetivo central, através de uma comissão organizadora amplamente qualificada, difundir o fortalecimento das ações de restauração ecológica no Brasil, incitados por desafios socioambientais complexos que demandam celeridade eminente.
Um espaço de diálogo, entre estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais atuantes nas mais diversas frentes da restauração ecológica, numa disseminação de experiências técnicas e científicas que promoveram a efetividade das ações de restauração ecológica, fortalecendo assim, redes de colaboração e o avanço técnico-científico no setor.
Desta forma, nestes quatro dias repletos de informações/conhecimentos e muita sinergia, cito as seguintes atividades:
•Minucurso: Dendrologia: Identificação de Espécies/Famílias e uso na Restauração, com o Ministrante: Santiago Noronha Alves da Silva;
•Palestras: Sivicultura e Restauração, Sementes e Mudas, Monitoramento da Restauração e
•Workshop: Produção de Sementes, com Relator: Miguel Luiz Menezes Freitas (IPA), discutindo políticas públicas, entre principais propostas e soluções.
Contudo, o evento demonstrou que a restauração ecológica depende não apenas de técnicas e recursos, mas também da cooperação entre instituições, pesquisadores e comunidades locais, fundamentais para a consolidação de práticas sustentáveis.

































Isabela Prestes Martins – Bióloga, Mestranda UFSCar Sorocaba / PPGE
Leonardo Balbinot – Doutorando UFPR / LASF
Santiago Noronha Alves da Silva
Biólogo, Msc. em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente
Especialista em Restauração Ecológica e Licenciamento
Ambiental
Fátima Piña Rodrigues
Docente titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Antonio Rioyei Higa
Professor Credenciado no PPGRF (ESALQ-USP) e no PPGEF (UFPR)
Anabele Gomes
Presidente da Rede de Sementes do Cerrado e Coordenadora da Araticum
Pedro Matarazzo
Responsável técnico do viveiro Da Serra Ambiental de Joanópolis (SP)
