Caldo de cana ou garapa é uma bebida extraída por meio da moagem e contém benefícios a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, ganho de peso e aumento de energia.
Segundo historiadores, a cana de açúcar originou-se da Oceania, norte da Australia, na ilha de Nova Guiné e se adapta em climas tropicais ou subtropicais.
Em 1533, Martim Afonso de Souza, introduziu o primeiro engenho de açúcar no Brasil, no litoral paulista – capitania de São Vicente, São Jorge dos Erasmos, nome concedido no período.
Posteriormente o açúcar percorreu outros Estados, entre estes Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas.
João Antônio Tobias, agricultor que através de sua plantação de 2 hectares de cana, das espécies Rochinha – nome científico: Saccharum Officinarum e Taquara – nome científico: Arundo Donax (própria também para artesanato), está ligado a agricultura familiar e utiliza se desta como meio de renda, onde desde pequeno aprendeu a cultivar a terra.
A plantação encontra se no Recanto do Gigante Adormecido III, sendo extraídas 3 cortes/colheitas a cada 8 meses de um único plantio.
Com total dedicação a mais de 15 anos neste segmento, por meio do plantio extrai o caldo de cana, revende a cana a outros comerciantes e o bagaço é doado a pequenos pecuaristas que acrescentam na alimentação aos animais, colaborando assim para sustentabilidade.
Desta forma, pode se dizer que se aproveita tudo da cana.
Tobias diz: “que o segredo é fazer tudo com amor e dedicação”, são os ensinamentos que vem deixando ao seu neto João Marcos que está assumindo o posto do avô.
Caldo de Cana Boa Esperança está localizado na Rua Luiz Francisco Vieira 347 – frente ao Terminal Rodoviário de Bofete, onde recebe sua clientela de segunda a sábado das 8h às 16h30.
Sendo assim, com persistência os resultados surgem em meio ao pensamento de fazer algo produtivo e próspero não apenas a si, mas a uma coletividade como bem maior.
João Antônio Tobias
proprietário DO Recanto do Gigante Adormecido III