Haras Jaó – Pampa Preto, está localizado na Estrada da Campininha Baixa n.1020, Sorocaba SP.
Suas atividades iniciaram em 1983, com um criatório amplamente estruturado num seleto plantel de equinos.
Jamir Alves de Oliveira, proprietário do Haras Jaó é precursor do Mangalarga Paulista de Pampa Preto, nacionalmente conhecido pela especialidade na maior produção e criação de animais homozigotos (aquele que possui 2 alelos iguais e dominante em seu DNA).
O Mangalarga é originário do Brasil, surgindo a cerca de 200 anos no estado de Minas Gerais.
Mangalarga Marchador possui um estilo recomendado para distâncias mais curtas – marcha trotada, diferentemente do Mangalarga Paulista – marcha batida.
Mangalarga Paulista de Pampa Preto é caracterizado pela presença de manchas brancas, combinadas com qualquer outra pelagem da raça despigmentadas, sendo a presença das manchas maiores, virá primeiro a designação Pampa, ou seja, Pampa de Preto.
Segundo Sr. Jamir, “o pintor de Deus, não descartou e sim queimou qualquer resquício que pudessem tentar copiar os embriões, tornando assim exemplares únicos, mesmo em caso de gêmeos, sendo verdadeiras obras de arte”, e “pensar que estes até pouco tempo não tinham valor de mercado”.
Contudo, Sr. Jamir, segue sua rotina acompanhando desde o parto, passando por todas as fases até o momento de venda seja nacional ou internacional como EUA, Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai dentre tantos outros países, e nos ensina que o amor pelos cavalos é a fórmula do sucesso e da plenitude da vida.
Jamir Alves de Oliveira
proprietário do Haras Jaó