
CEDAGRO – (Centro de Desenvolvimento do Agronegócio) e a UFSCar – (Universidade Federal de São Carlos), promoveram entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025, em São Paulo/SP, o VIII CBRA – (CONGRESSO BRASILEIRO DE REFLORESTAMENTO AMBIENTAL), no Auditório – FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, na Rua Barão de Itapetininga, 224 – Centro Histórico de São Paulo/SP.
O primordial objetivo foi a apresentação de avanços tecnológicos, legislações, experiências prósperas na conservação e implantação de florestas ambientais, na sugestão de alternativas, por meio de diálogos buscando solucionar os principais desafios que comprometem o setor.
Uma integração diversificada de representantes de setores econômicos do país como: mineração, construção civil, produção florestal, produção rural, ambiental, consultoria, assessoria, produção de mudas, analistas, pesquisadores, professores, acadêmicos, agrônomos, biólogos, todos numa sinergia na busca por caminhos sustentáveis para o meio ambiente.
Dentre tantos profissionais de seleto conhecimento, seja teórico, seja prático, gostaria de citar alguns dizeres do
Dr. Mário Antonio de Moraes Biral – Superintendente do SENAR-SP:
“Agricultura é cultivada pelo homem do campo e merece o nosso respeito. Capacitar e treinar através do SENAR para servir pequenos, médios e grandes produtores, numa busca fundamental da permanência do homem na terra.
Nós fazemos parte tão importante do desenvolvimento ambiental no país.”
No Espaço Empresarial / Institucional, Mariana Orichio Mello Appel, Gerente de Sustentabilidade da Suzano em São Paulo, enfatizou a importância relevante de parcerias de empresas e universidades nas
Tecnologias e Serviços em Reflorestamento Ambiental.
Durante o congresso, ocorreram apresentações de trabalhos de pesquisa na forma de pôster, com alunos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), UNESP (Universidade Estadual Paulista) e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), dentre estes elenco o Projeto – AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO INICIAL DE PROPAGAÇÃO VEGETATIVA
IN VITRO DE ESENBECKIA LEIOCARPA ENGL., de Tiago Cordeiro Lellis – UFSCAR e o Projeto – QUALIDADE DE SEMENTES DE Bixa orellana L. ORIUNDAS DE DIFERENTES LOCALIDADES, de Vitor Nunes Nakazawa – UNESP.
O Minicurso na Elaboração de Projeto, Formação e Manutenção de Restauração Florestal, sob orientação do Paulo Sérgio dos Santos Leles, DSc, Engenheiro Florestal e Professor de Silvicultura – Instituto de Florestas – UFRRJ, atendeu não apenas aos ingressantes da área, mas também como aprimoramento aos já atuantes.
Sendo assim, o congresso ocorreu significativamente na ampliação de conceitos e na valorização da diversidade dos biomas brasileiros, fortalecendo o compromisso coletivo com a restauração e conservação ambiental. O VIII CBRA demonstrou que ciência, campo e sociedade caminham juntos na construção de um Brasil mais verde, sustentável e socialmente justo.


























Gilmar Dadalto
Presidente do Cedagro – Vitória/ES
Professor José Mauro Santana da Silva
Universidade Federal de São Carlos – São Carlos/SP
Júlia Ferrato Pires
Coordenadora na equipe de Finanças Sustentáveis da ERM – Rio de Janeiro/RJ
Marcelo Schmid
Sócio-diretor do Grupo Index – Curitiba/PR
Mariana Orichio Mello Appel
Gerente de Sustentabilidade da Suzano – São Paulo/SP
