
Sindicato Rural de Sorocaba promoveu nos dias 4 a 6 de setembro em parceria com FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) no Cogus Cogumelo, situado na Rua Augusto Lippel, 1457 – Bairro Campolim, o Curso Minhocultura – Produção de Húmus.
Minhocultura ou vermicompostagem é uma cultura criada por uma agricultura familiar que possuem um cultivo ecológico de frutas e hortaliças.
Através desta necessidade em se obter adubo orgânico na fertilização de plantas, começou-se a utilização de minhocas, no processo de reciclagem de resíduos orgânicos em húmus, sendo uma alternativa importante para resolver fatores econômicos e ambientais.
Húmus de minhoca é um excelente fertilizante natural, atuando beneficamente nas características biológicas, físicas e químicas do solo, favorecendo na conservação e auxílio do desenvolvimento das plantas.
Professor Eduardo Mendonza Rodriguez, através de sua especialidade em orgânicos, abordou fatores históricos e evolutivos que a cultura percorreu no decorrer das décadas, espécies de minhocas e suas origens, o manejo destas, tipos de minhocário, cuidados especiais, coleta de húmus e forma de usar o húmus.
Desta forma, a cultura de minhocário é adepta a cultivos orgânicos, ou seja, que não possuem insumos químicos, fertilizantes ou pesticidas.
Sendo assim, a agricultura abrange diferentes formas, cabendo a cada agricultor escolher a melhor forma em que se adequa o seu perfil.

















Eduardo Mendonza Rodriguez
Professor